Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26338
Título: Aspectos socioeconômicos da extração mineral no município de Dona Inês- PB
Autor(es): Silva, Natália Freire da
Palavras-chave: Extração mineral
Precarização do trabalho
Dona Inês - PB
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho visa analisar questões socioeconômicas da extração mineral na jazida de granito Dona Inês – PB. Para isso, discutimos a relação da comunidade e do governo municipal com a atividade mineradora, uma vez que a jazida funciona na informalidade. Metodologicamente realizamos o levantamento do referencial teórico e fizemos a pesquisa documental a partir do estudo da história de Dona Inês e do desenvolvimento da atividade extrativista mineral no município. Além disso, foram realizados três trabalhos de campo para aplicações de entrevistas semiestruturadas e levantamento de informações que nos permitiram compreender melhor os impactos gerados na vida das pessoas e as condições de trabalho dos mineradores. Na jazida trabalham em média 250 pessoas, que possuem idades entre 35 a 55 anos, com pouca ou nenhuma escolaridade. Evidenciamos que as condições de trabalho são totalmente inadequadas, devido à falta de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI). Os trabalhadores são sujeitos à exposição ao sol durante muito tempo, caracterizando danos à saúde. Também verificamos que o pó das rochas pode agravar problemas respiratórios. Contraditoriamente, evidenciamos que a atuação do poder publico municipal não está adequada, desconhecendo tais problemas, bem como ignorando a importância histórica da pedreira na região para evitar conflitos.
Descrição: SILVA, N. F. da. Aspectos socioeconômicos da extração mineral no município de Dona Inês - PB. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26338
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Freire da SilvaPDF - Natália Freire da Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito356.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.