Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26349
Título: A utilização dos recursos físicos terapêuticos na Fisioterapia no tratamento de feridas do pé diabético: Revisão do estado da arte
Autor(es): Silva, Israel Gonçalves da
Palavras-chave: Fisioterapia
Pé diabético
Feridas
Recursos físicos terapêuticos
Tratamento
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Objetivo: identificar evidências da eficácia dos recursos físicos terapêuticos utilizados pela fisioterapia no tratamento de feridas do pé diabético. Metodologia: revisão do estado da arte de ensaios clínicos randomizados realizada nas bases de dados MEDLINE, Pubmed, Periódicos Capes e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período de janeiro a março de 2022. Resultados: 12 estudos foram selecionados somando uma amostra de 505 pacientes com um total de 525 úlceras. Três estudos utilizaram como intervenção o ultrassom de baixa intensidade, um usou ondas de choque, três usaram laser de baixa intensidade, três usaram estimulação elétrica, dois usaram light emitting diode e um usou ozônio; e os resultados das intervenções foram positivos para diminuição e cicatrização das feridas do pé diabético. Conclusões: há evidências de que os efeitos produzidos pelos recursos físicos ultrassom de baixa intensidade, ondas de choque, laser de baixa intensidade, estimulação elétrica, light emitting diode e ozônio favorecem o processo de cicatrização das feridas do pé diabético.
Descrição: SILVA, Israel Gonçalves da. A utilização dos recursos físicos terapêuticos na fisioterapia no tratamento de feridas do pé diabético: Revisão do estado da arte. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26349
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Gonçalves da Silva.pdfPDF - Israel Gonçalves da Silva977.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito69.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.