Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26358
Título: Cooperação técnica entre Brasil e Alemanha: uma análise do projeto Desenvolvimento de capacidades para a gestão ambiental na Amazônia (2011-2014)
Autor(es): Barbosa, Daniele Caliope
Palavras-chave: Cooperação internacional
Cooperação técnica
Brasil
Alemanha
Meio ambiente
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: As mudanças no cenário mundial, durante os anos de 1940–50, contribuíram para a expansão da cooperação internacional, tornando-se parte fundamental da política externa dos Estados e das relações internacionais entre atores estatais e não estatais. Nesse cenário, a cooperação técnica internacional configurou-se como um instrumento auxiliar na promoção do desenvolvimento nacional e, principalmente, um mecanismo de estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha. Isto posto, o presente artigo objetiva analisar o Projeto de Cooperação Técnica “Desenvolvimento de Capacidades para a Gestão Ambiental na Amazônia”, firmados entre Brasil e Alemanha entre os anos de 2011–2014. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e de natureza básica. Além disso, a abordagem é qualitativa com a utilização de procedimento técnico bibliográfico e documental. A partir das ações desenvolvidas nos eixos temáticos e nas linhas de apoio, é possível concluir que a cooperação técnica internacional entre Alemanha e Brasil contribuiu para identificar as fragilidades na conservação das florestas tropicais brasileiras, principalmente a Amazônia. Ademais, as ações empreendidas no projeto demonstram a coordenação dos instrumentos e das políticas para alcançar um uso mais sustentável e eficiente da Amazônia.
Descrição: BARBOSA, D. C. Cooperação técnica entre Brasil e Alemanha: uma análise do projeto Desenvolvimento de capacidades para a gestão ambiental na Amazônia (2011-2014). 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26358
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Calíope BarbosaTCC - DANIELE CALÍOPE BARBOSA2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTERMO DE DEPÓSITO - DANIELE CALÍOPE BARBOSA150.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.