Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26371
Título: Terra de trabalho: o processo de produção dos agricultores familiares no espaço agrário de Lagoa de Dentro - PB
Autor(es): Silva, Edriano Pereira da
Palavras-chave: Geografia agrária
Agricultura
Trabalho
Data do documento: 18-Mar-2022
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de produção dos agricultores familiares do município de Lagoa de Dentro-PB, bem como as políticas públicas para o espaço agrário municipal. Ademais, a relação do agricultor familiar com a terra de trabalho é outro foco deste trabalho. Metodologicamente a pesquisa foi iniciada pelas leituras de autores que estudam o tema pesquisado, como Oliveira (2016), Teixeira (2015), Fernandes (1999), Saquet (2020), Santos (2017), Moreira; Targino (2007) entre outros importantes estudiosos que embasaram e nortearam o caminho percorrido durante a pesquisa. Além dos autores citados, o IBGE (2017) também foi importante referência para a elaboração das ideias e análises feitas sobre o espaço agrário do município de Lagoa de Dentro-PB e a produção dos agricultores familiares. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com os agricultores e registros fotográficos dos roçados. O espaço agrário do município de Lagoa de Dentro-PB é um território formado, em sua maioria, por pequenos sítios onde os donos produzem a agricultura familiar, geralmente, com a ajuda de familiares, ademais a terra tem grande importância para os agricultores familiares, porque é dela que eles conseguem se reproduzir plantando alimentos para suprir as necessidades do grupo familiar como também para comercializar, principalmente, em pequena escala. Foi constatado também que a zona rural do município precisa de políticas públicas tanto a nível Nacional, Estadual e Municipal que pensem o desenvolvimento territorial do município pesquisado a partir da produção dos agricultores familiares.
Descrição: SILVA, E. P. da. Terra de trabalho: o processo de produção dos agricultores familiares no espaço agrário de Lagoa de Dentro - PB. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26371
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edriano Pereira da SilvaPDF - Edriano Pereira da Silva3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito205.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.