Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26382
Título: Análise da Influência da Substituição Parcial de Cinza de Casca de Arroz na Resistência do Concreto Exposto ao Ataque Por Sulfatos
Autor(es): Silva, Aércio Oliveira da
Palavras-chave: Análise de estrutura
Material de construção
Concreto
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resistência a compressão ao ataques por sulfatos de concretos com adição de cinza de casca de arroz obtida a partir tratamento térmico em temperaturas controladas de 400ºC e 600ºC, visando estabelecer a melhor relação entre a os parâmetros avaliados e a resistência a compressão das amostras. A incorporação como adição mineral da cinza da casca de arroz em argamassas e concretos, constitui-se de uma alternativa para solucionar o problema da disposição das cinzas no meio ambiente, além gerar concretos mais resistentes com porosidade desconectada e mais durável frente a vários meios agressivos. O mais significativo agente agressivo ao concreto de fundações é o sulfato, que tem ocorrência natural nos solos e em suas águas. A execução dos experimentos ocorreu em etapas, cujo inicialmente foi realizado o tratamento térmico da casca de arroz para obtenção das cinzas, em seguida, procedeu-se a caracterização dos agregados, dosagem do concreto edeterminação do traço para a adição de CCA na proporção de 3% e 5% em substituição parcial ao cimento para cada temperaturade tratamento. Posteriormente foi realizada a moldagem dos corpos de provas, e o processo de cura. A cura convencional foi empregada para uma das amostras de referência A, e o processo de cura em solução agressiva de sulfato de sódio (Na2SO4) foi empregado para as demais amostras (B, C, D, E e F). N a ú l t i m a , etapa foi realizado o rompimento dos corpos de prova, através do ensaio de compressão axial, para verificação da resistência a compressão segundo a NBR- 5739:2018. Os resultados mostrou um incremento de 3% para 5% de adição de CCA resultou no aumento da resistência á compressão do concreto. Houve aumento da resistência de 29,33 Mpa para 30,71 Mpa com o aumento da temperatura queima de400º para 600ºC, para as amostras contendo 5% de CCA. Todas as amostras com adição de CCA apresentou aumento da resistência média à compressão em relação ao concreto de referência B em 26,32%, 31,51%, 21,70% e 37,70% para as amostras B, C, D, E e F respectivamente.
Descrição: SILVA, Aercio Oliveira da. Análise da influência da substituição parcial de cinza de casca de arroz na resistência do concreto exposto ao ataque por sulfatos. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26382
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aercio Oliveira da Silva.pdfPDF - Aercio Oliveira da Silva1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito - TCC.pdfTermo de Deposito - TCC71.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.