Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26383
Título: Avaliação da sobrevida de restaurações realizadas pela técnica do tratamento restaurador atraumático com ionômero de vidro: uma revisão da literatura
Autor(es): Lima, Jordão Barbosa Araújo
Palavras-chave: Materiais dentários
Restauração dentária
Odontologia
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: Nos dias atuais ainda vivenciamos números elevados de pessoas com a doença cárie, e que por vários motivos adiam consultas odontológicas, dentre elas, podemos destacar o medo de sentir dor durante a realização de certos procedimentos e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Diante disso, é interessante trazer informações que venham ajudar os cirurgiões dentistas na escolha do tratamento a ser direcionado ao paciente, de forma que seja mais confortável e possa ser executado em ambientes de acesso mais restrito. O objetivo desta revisão é fazer um levantamento sobre a taxa de sucesso e sobrevida das restaurações realizadas pela técnica do Tratamento Restaurador Atraumático com ionômero de vidro. O trabalho é composto por estudos encontrados por meio de uma revisão de literatura na base de dados BVS, PubMed e SciELO, no período entre 2017 e 2022, selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão, totalizando 13 artigos selecionados, os quais demonstraram que o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma opção promissora e, apresenta uma taxa de sobrevida equivalente ao Tratamento Restaurador Convencional (TRC), apresentando certas limitações devido a constante inovação de materiais e técnicas na odontologia. O ART com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade apresenta desempenho semelhante ao TCR com resina composta.
Descrição: LIMA, Jordão Barbosa Araújo. Avaliação da sobrevida de restaurações realizadas pela técnica do Tratamento Restaurador Atraumático com ionômero de vidro: uma revisão da literatura. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26383
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordão Barbosa Araújo Lima.pdfPDF - Jordão Barbosa Araújo Lima587.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito TCC271.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.