Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26401
Título: Arborização urbana no município de Solânea-PB: um inventário exploratório de abordagem mista
Autor(es): Ferreira, Victo de Araújo
Palavras-chave: Arborização
Planejamento
Microclima
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Em busca de um bem-estar social nos centros urbanos, a arborização se faz necessária para a obtenção deste objetivo, visto que, ela propicia diversos benefícios à população, tais como, sombra, beleza, melhorias no microclima, diminuição de poluição do ar, sonora e visual e estabilização climática. Entretanto, a falta dela dificulta a absorção do calor o que gera desconforto térmico. Devido a importância do tema, é necessário que haja um projeto arbóreo nas cidades, portanto, a falta de planejamento e conhecimento da população, acaba por trazer problemas para as vias públicas. Este trabalho teve como objetivo a realização de um inventário qualiquantitativo da arborização do município de Solânea - PB, no período de maio a novembro de 2021. Foram inventariados todos os indivíduos encontrados em vias públicas, através de visita in loco, avaliando as condições fitossanitárias, sua taxonomia (família e gênero), nome científico e popular. Foram contabilizados um total de 1138 indivíduos, distribuídos em 19 famílias e 39 espécies, destas, 32 exóticas, correspondendo a 98%, com maior representatividade, Ficus Benjamina L. E 7 nativas (2%) com maior representatividade Schinus terebinthifolius Raddi. Com relação às espécies frutíferas, foram contabilizados 31 indivíduos, sendo a Syzygium jambos (L.) Alston, com maior quantidade. Ao total foram contabilizadas 24 espécies tóxicas, a Codiaeum variegatum (9) e Plumeria pudica (15), ambas com princípios tóxicos que podem causar prejuízos à saúde da população em caso de contato com ela. Com relação à fitossanidade, 54% se encontram em boas condições, 40% regular, 5% ruim e 1% morta. concluiu-se que a grandes dificuldades para serem resolvidas, porém, com planejamento e empenho dos órgãos competentes junto com a comunidade acadêmica e sociedade, essas dificuldades podem ser resolvidas e, para isso, se faz necessário a elaboração de um projeto de arborização municipal.
Descrição: FERREIRA, V. de A. Arborização urbana no município de Solânea-PB: um inventário exploratório de abordagem mista. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26401
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victo de Araújo FerreiraPDF - Victo de Araújo Ferreira2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito108.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.