Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26402
Título: Aspectos geológicos e suas potencialidades econômicas no município de Araçagi-PB
Autor(es): Dantas, Thiago dos Santos
Palavras-chave: Litoestratigrafia
Geologia
Potencialidades
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: No decorrer da história da Terra muitos foram os eventos de origem geológica que ocorreram, e estes produziram diferentes corpos rochosos com distintas características, o qual são chamados atualmente de unidades litoestratigráficas. Estas unidades estão presentes em todos os locais do planeta, e sua presença resulta em características distintas a essas áreas, além disso, servem muitas vezes como base econômica para regiões ou países. No decorrer da história da humanidade os recursos de ordem geológica foram tornando-se cada vez mais importantes e essenciais, sendo o estudo da geologia uma importante ferramenta na busca de um melhor entendimento sobre sua composiçãoe potencialidades. O município de Araçagi-PB possui uma considerável área territorial, que vai muito além do centro urbano em si, é necessário buscar sempre entender um pouco mais sobre as características que compõem esta unidade política, neste caso a geologia. Devido a esse fato o objetivo principal desse trabalho é compreender os aspectos geológicos no município de Araçagi-PB, bem como analisar se existe utilização econômica desses aspectos e possíveis novas formas de exploração. Para um maior entendimento do assunto houve um levantamento bibliográfico sobre as unidades litoestratigráficas e outros aspectos geológicos, usando os textos como, por exemplo, de Wicander e Monroe (2016), Suguio (1998),Brasil (2002) e Brasil (2005), esse último fornecendo o mapa base de geologia no município usado neste texto. Foram realizados trabalhos de campo buscando a coleta de dados sobre as unidades (tipos de rochas, abrangência de afloramento, se havia exploração no local, etc.). A discussão apresentada visou apresentar a abrangência dos afloramentos, seu estado e principais características encontradas durante os trabalhos de campo. Algumas áreas do município apresentam potencial de exploração econômica da geologia, porém, na maioria das unidades analisadas ainda não ocorre essa exploração.
Descrição: DANTAS, T. dos S. Aspectos geológicos e suas potencialidades econômicas no município de Araçagi-PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26402
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago dos Santos DantasPDF - Thiago dos Santos Dantas4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito156.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.