Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Mikelle Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-12T10:51:17Z-
dc.date.available2022-04-12T10:51:17Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.otherCDD 372.6521-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26415-
dc.descriptionGOMES, Mikelle Araújo. O papel da monitoria remota na formação do discente - um relato de experiência. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA monitoria é um programa acadêmico destinado a discentes de cursos de graduação, que vem se apresentando como instrumento de incentivo à formação docente e despertando a aspiração de uma futura carreira docente. No ano de 2020, devido a situação global de pandemia pela propagação da COVID-19, foram recomendadas por meio de decretos e portarias medidas de distanciamento social. Essas medidas causaram um forte impacto sobre o ensino em todos os níveis de formação, ocasionando a suspensão de atividades presenciais e migração do ensino para o formato remoto. Desta forma, a docência e a monitoria também precisaram se adequar ao novo contexto de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria remota dos componentes curriculares “Introdução à Epidemiologia e Políticas de Saúde” e “Políticas de Saúde” do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus 1 - Campina Grande - PB. O desenho do estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Nas ações, foram utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o uso da plataforma Google Workspace for Education, Instagram, Whatsapp Messenger, Mentimenter e Socrative. Foram utilizadas as metodologias ativas, tais como: o brainstorm, problematização, sala de aula invertida e criação de fóruns para interação com discentes. A monitoria atuou ativamente contribuindo na comunicação direta com os discentes, auxiliando no processo de aprendizagem, além de intermediar o contato discente-docente e colaborar junto à docência. Em conclusão, percebeu-se a necessidade de adaptação e flexibilização da prática dos docentes e monitores a uma nova forma de ensino, possibilitando a consolidação do processo de experiência acadêmica, além de noções de responsabilidade, compromisso e dedicação, essenciais na formação profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Renata Cardoso Rocha Madrugapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleO papel da monitoria remota na formação do discente - Um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikelle Araújo GomesPDF - Mikelle Araújo Gomes1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito106.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.