Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26427
Título: A extensão universitária na formação acadêmica e profissional: Um autorrelato
Autor(es): Araújo, João Horácio Pereira de
Palavras-chave: Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Relações comunidade-instituição
Extensão universitária
Saúde bucal
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: O objetivo deste autorrelato foi refletir sobre a importância da prática extensionista nas Universidades Públicas para a formação profissional, enquanto futuro Cirurgião-Dentista. Este estudo teve caráter descritivo, do tipo relato de experiência com base nas atuações dos acadêmicos do curso odontologia, no projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, “A Gestante Como Promotora de Saúde Bucal” durante os anos de 2018 a 2020. O público de interesse do projeto foram as gestantes que se encontravam nos mais diferentes cenários sociais. Os instrumentos educativos utilizados durante as atuações do projeto foram banner autoexplicativo, modelo em acrílico da boca com auxílio de uma escova dental e fio dental, mesa demonstrativa com produtos utilizados para a higienização bucal. Durante o período analisado por esse relato, foram desenvolvidas atividades com foco na educação em saúde, voltando-se para os anseios relacionados à saúde bucal das futuras mamães, sendo possível evidenciar que a Extensão Universitária era uma oportunidade, não só de empoderar a comunidade, mas, exige do aluno estudo, planejamento e avaliação dos métodos utilizados para detectar falhas, aprender a solucionar e a superá-las, desenvolve habilidades como tolerância, empatia, trabalho em equipe oratória e didática, favorecendo o amadurecimento profissional e pessoal. Nesse sentido, à prática extensionista nas Universidades Públicas, apresenta-se de maneira transformadora, articulando teoria e prática, desenvolvendo habilidades e competências, além de convidar a refletir sobre a individualidade e respeito.
Descrição: ARAÚJO, João Horácio Pereira de. A extensão universitária na formação acadêmica e profissional: Um autorrelato. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26427
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Horácio Pereira de Araujo.pdfPDF - João Horácio Pereira de Araujo1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito115.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.