Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26445
Título: Desenvolvimento de uma aplicação de reconhecimento de expressões faciais para auxílio à testes de usabilidade de software
Autor(es): Santos, Patrick de Angelis Amâncio Meneses
Palavras-chave: Visão computacional
Redes Neurais Convolucionais
Reconhecimento de expressões
Aprendizagem de máquina
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Produtos de software cada vez mais são produzidos para a sociedade, porém para que façam sentido para o usuário final é necessário que passem por um processo de validação e refatoração junto dos usuários finais. Neste contexto entra o teste de usabilidade, que visa justamente o feedback do usuário, porém muitas vezes o usuário não expressa tudo que sente ao usar o sistema, sendo este possível detectar através de um sistema que captura as emoções faciais durante a aplicação do teste. Este trabalho implementa um algoritmo de detecção de expressões faciais fazendo uso de técnicas de aprendizado de máquina - em especial o transfer learning, redes neurais convolucionais; e também um software capaz de gravar as sessões de teste. Para tornar possível foi treinado uma rede neural convolucional VGG16 utilizando a base de dados FER2013. O produto final é passível de utilização pois consegue reconhecer as emoções: felicidade, neutro, raiva e surpresa. Porém ainda sofre com problemas de instabilidade de classificação, não conseguindo detectar nojo.
Descrição: SANTOS, P. A. A. M. Desenvolvimento de uma aplicação de reconhecimento de expressões faciais para auxílio à testes de usabilidade de software. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26445
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrick de Ângelis Amâncio Meneses Santos.pdfPDF - Patrick de Ângelis Amâncio Meneses Santos1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito162.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.