Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26458
Título: Paisagens do medo: reflexões sobre Lampião e o cangaço, breve contexto da geografia cultural
Autor(es): Silva, José Augusto França
Palavras-chave: Geografia cultural
Cangaço
Paisagem do medo
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo, evidenciar um breve contexto a respeito do objeto de estudo a geografia cultural elucidando Lampião no Cangaço, essa fase historiográfica e por que não geográfica e cultural, que fez parte da região Nordeste do Brasil. Como também elucidar algumas reflexões sobre a paisagem do medo, de acordo com TUAN (2005), que a figura de Lampião e o cangaceirismo, fomentou em sua época. E quais influências podem ser citadas que repercutiram até os dias de hoje em nossa região, que embalsamaram esse contexto nordestino. Períodos esses que trouxeram o “medo” ou talvez a “braveza” do sangue nordestino. No espaço vivido podemos desbravar não apenas a geografia do local, mais também, a cultura, e dela tentarmos entender que aspectos levaram o seu contexto social se relacionar com o seu espaço. Nossos aportes teóricos e fontes de pesquisas, foram CLAVAL (1999 e 2002), FACÓ (1976), entre outros que fundamentaram nossa pesquisa, como também SANTOS (2018), um dos autores de alguns livros fotográficos, riquíssimo sobre o período de Lampião e o cangaço. Nossa metodologia está baseada no método qualitativo e de fonte bibliográfica e materiais de pesquisas, que serviram para enriquecer e aprofundar em nosso trabalho como futuros geógrafos e estudantes desta disciplina, nosso foco é aprimorar nosso conhecimento e evidenciar o que mais a geografia tem a nos oferecer. Conhecimento é o desbravamento do que podemos alcançar.
Descrição: SILVA, J. A. F. Paisagens do medo: reflexões sobre Lampião e o cangaço, breve contexto da geografia cultural. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26458
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Augusto França SilvaPDF - José Augusto França Silva1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.