Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2650
Título: As vantagens e desvantagens apresentadas aos microempreendedores individuais com a promulgação da lei 128/2008
Autor(es): Cordeiro, Felipe Rafael de Sousa
Palavras-chave: Micro empreendedor individual - MEI
Lei complementar Nº128/08
Governo
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O Governo Federal, visando diminuir o número de micros empreendimentos existentes na economia informal, em respeito aos comandos constitucionais inerentes ao tema, editou a Lei 123/06, posteriormente modificada pela Lei 128/08, estabelecendo o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e inserindo no ordenamento jurídico e contábil nacional a figura do Micro Empreendedor Individual (MEI), concedendo tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios através da concessão de uma série de vantagens e benefícios de diversas ordens aos empreendedores que pretendam regularizar suas atividades econômicas nos termos da supracitada legislação. Ao realizar uma análise objetiva e descritiva dos comandos insertos no referido Estatuto, o presente artigo, de maneira clara e precisa, aponta para as vantagens e desvantagens a que o micro empreendedor estará sujeito a partir da formalização de sua atividade econômica nos moldes previstos para o MEI no cenário sócio-econômico brasileiro e paraibano. Para tanto, utilizou-se de uma vasta revisão bibliográfica realizada por meio de pesquisas em livros, periódicos, meios eletrônicos, entre outras fontes, para, em fim, demonstrar a grande importância sócio-econômica que emerge do incentivo à formalização de microempresas e empresas de pequeno porte através de programas oficiais, como meio propício à criação de empregos formais, dinamicidade econômica e respeito ao cidadão.
Descrição: CORDEIRO, F. R. de S. As vantagens e desvantagens apresentadas aos microempreendedores individuais com a promulgação da lei 128/2008. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2650
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Rafael de Sousa Cordeiro.pdfFelipe Rafael de Sousa Cordeiro420.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.