Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2651
Título: A barragem Francisco dos Reis no município de Fagundes-PB: escassez, conflitos e repercussões socioambientais
Autor(es): Nascimento, Francisco de Assis
Palavras-chave: Barragem - Espaço Urbano
Água - Recursos Hídricos
Fagundes-PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A Barragem Francisco dos Reis foi construída na Serra do Bodopitá, em Fagundes pelo prefeito de Campina Grande Plínio Lemos no ano de 1952, data em que Fagundes ainda era Distrito de Campina. A princípio o objetivo foi abastecer o Distrito de Galante, passando posteriormente no ano de 1982 a abastecer o município de Fagundes. Esta pequena barragem chegou a abastecer a parte urbana deste município a partir de 1982, quando Galante ficou sem abastecimento de água porque os fagundenses revoltados destruíram as tubulações que transportavam água até este Distrito. Este conflito entre galantenses e fagundenses ficou conhecido como “Quebra Canos”. Atualmente esta barragem se encontra assoreada e não desempenha a função de abastecer a cidade, mas ainda abastece uma comunidade rural (Laranjeiras), proporciona atividades agrícolas e pecuaristas ao longo da área de vazante, além de servir para o abastecimento de moradores que vivem ao seu redor. Esta pesquisa propõe investigar o conflito pelo uso da água ocorrido no município a partir da revolta de “Quebra Canos”. A pesquisa tem como objetivos secundários identificar os fatores que vem ocasionando o assoreamento da represa; relacionar os usos múltiplos da água do reservatório e identificar as técnicas de utilização de água pelos usuários do entorno, além de analisar a escassez e outras questões socioambientais presentes no município. Para chegar aos resultados foi utilizada uma metodologia na qual o conflito foi estudado a partir da categoria espaço e tempo. Para o levantamento dos dados foram aplicados questionários direcionados aos usuários que vivem próximos ao entorno da barragem, conversas informais com funcionários da CAGEPA, e com moradores mais velhos da localidade. Conclui-se que Fagundes é um município com déficit hídrico e que a melhor solução para combater a falta de água seria interligar a rede de distribuição com o açude José Rodrigues localizado no distrito de Galante-PB, e que são necessários trabalhos técnicos para preservar a represa em estudo.
Descrição: NASCIMENTO, F. de A. A barragem Francisco dos Reis no município de Fagundes-PB: escassez, conflitos e repercussões socioambientais. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2651
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Nascimento.pdfFrancisco de Assis Nascimento5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.