Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26515
Título: Corpo, sexualidade e relacionamentos: os discursos construídos sobre o feminino por mulheres MCs em músicas do Brega Funk
Autor(es): Fernandes, Josepha Paloma Neves
Palavras-chave: Brega Funk
Protagonismo feminino
Mulher
Análise do discurso
Data do documento: 13-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho surge da necessidade de investigar se a presença de mulheres protagonistas no gênero musical Brega funk, enquanto compositoras e intérpretes das produções, tem contribuído para a manutenção de uma imagem já criada da mulher que enfoca os aspectos físicos e sexuais do feminino ou vem acarretando uma mudança na forma como a figura da mulher tem sido retratada nas produções musicais do ritmo brega funk. Deste modo, temos o objetivo geral de observar como tem se dado o protagonismo feminino nas produções musicais do gênero Brega funk, com base na análise de músicas pertencentes a esse estilo, compostas e interpretadas por mulheres MCs. Como objetivos específicos: observar como a presença da mulher, enquanto portadora da voz, modifica o discurso social propagado sobre a imagem feminina nesse cenário artístico-cultural; verificar que discurso tem sido propagado por essas MCs acerca de si mesmas e do papel social exercido pelas mulheres no cenário musical em questão; analisar letras de músicas produzidas e interpretadas por MCs mulheres no intuito de verificar possíveis mudanças no cenário já conhecido antes da inserção do protagonismo feminino nesse meio. Para isso, foram selecionadas como corpus de análise doze canções de autoria feminina, analisadas por meio do método qualitativo de cunho bibliográfico, amparados em estudiosos da Análise do Discurso de linha Francesa como Pêcheux (2006), Foucault (1984, 1996, 1999) e Orlandi (2007), da ideologia como Chauí (2008), bem como em obras que abordam os percursos trilhados pelas mulheres em sua luta cotidiana por reconhecimento e espaço nas esferas sociais, culturais, econômicas e políticas, encontradas em Priori (2011), Wolf (2020) e em artigos acadêmicos e textos de impressa retirados da internet. Com base no percurso aqui traçado em relação à trajetória feminina, foi possível observar as mudanças ocorridas ao longo dos séculos acerca dos discursos propagados sobre a mulher no que diz respeito às categorias corpo, sexualidade e relacionamentos, por meio das quais pudemos observar os discursos sobre a mulher que foram sendo propagados ao longo do tempo e, principalmente, os discursos disseminados nas produções femininas do ritmo brega funk aqui analisadas. Assim, foi possível constatar que as temáticas abordadas nas canções que compõem o corpus desta pesquisa não são muito diferentes daquelas interpretadas pelos homens, visto que em ambas (produções masculinas e femininas do gênero musical) temas como a sexualidade, a objetificação do corpo feminino, os relacionamentos amorosos e a rivalidade entre mulheres são predominantes, ocorrendo apenas uma diferenciação na maneira de abordá-los e ainda uma inversão de papéis entre os sujeitos.
Descrição: FERNANDES, J. P. N. Corpo, sexualidade e relacionamentos: os discursos construídos sobre o feminino por mulheres MCs em músicas do Brega Funk. 2022. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26515
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josepha Paloma Neves Fernandes.pdfPDF - Josepha Paloma Neves Fernandes1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito394.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.