Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26518
Título: Ensino remoto na escola: um caminho possível para a aprendizagem em tempos de pandemia?
Autor(es): Gomes, Sabrina Maria da Silva
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Pandemia do COVID-19
Exclusão
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: A pandemia do COVID-19 afetou todos os aspectos do cotidiano escolar. Muitas escolas tiveram seus portões fechados, e o modelo de ensino transcendeu do formato presencial, transformando-se, numa escola digital, com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desse modo, nosso texto objetivou investigar o impacto educacional ocorrido na vida de estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmilson Baltazar de Mendonça, localizada na zona rural do município de Mari/PB. Nossas fundamentações teóricas conceituais foram sustentadas na análise e interpretação de textos que retratam nossa temática. Entre os principais autores, podemos destacar: Bicich (2015); Hodges (2020); Behar (2020); Tamashiro (2020); entre outros. Metodologicamente, além do levantamento bibliográfico, também realizamos um trabalho quantitativo, a partir de dados coletados in loco e da produção de questionários semiestruturados junto aos professores e estudantes da escola em questão. Os resultados indicaram que nem a escola, nem a comunidade escola estavam preparadas adequadamente para lidar com a nova realidade virtual, impactando de forma negativa. Esse fato gerou exclusão de estudantes e professores, reduzindo a educação apenas ao cumprimento curricular mínimo.
Descrição: GOMES, S. M. da S. Ensino remoto na escola: um caminho possível para a aprendizagem em tempos de pandemia?. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26518
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Maria da Silva GomesPDF - Sabrina Maria da Silva Gomes990.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito75.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.