Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26527
Título: Estudo químico do óleo essencial das folhas de croton heliotropiifolius kunth (euphorbiaceae)
Autor(es): Luz, Mateus Araújo da
Palavras-chave: Óleo essencial
Constituintes químicos
Marmeleiro
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: O gênero Croton, engloba uma vasta gama de espécies, as quais despertaram o interesse científico devido as suas aplicações na medicina popular. O C. heliotropiifolius, espécie abordada durante o trabalho, é conhecido popularmente como “marmeleiro” e possui uma vasta disseminação no Nordeste do Brasil, ele desperta interesse científico devido a sua utilização na medicina popular da região no trato de febres e problemas digestivos e também devido a sua eficácia contra o as larvas do mosquito Aedes Aegypti. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi realizar a extração do óleo essencial das folhas da espécie Croton heliotropiifolius e realizar a análise do material obtido através de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM). Essas análises permitiram a obtenção dos espectros de massas das substâncias detectadas e com auxílio dos mesmos foi possível realizar a identificação de vinte e três compostos que consistem em monoterpenos e sesquiterpenos. Os compostos majoritários para o óleo essencial foram biciclogermacreno, E-cariofileno, o limoneno e o α-pineno. Esses resultados estão de acordo com os estudos encontrados na literatura, com variações quantitativas, isso mostra que as plantas sofrem influência do ambiente em que são coletadas.
Descrição: Luz, Mateus Araújo da. Estudo químico do óleo essencial das folhas de croton heliotropiifolius kunth (euphorbiaceae). 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26527
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Araujo da Luz.pdfPDF - Mateus Araujo da Luz.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Deposito.pdf62.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.