Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26531
Título: Uso do laser de Er: YAG para remoção de facetas de dissilicato de lítio: Relato de caso
Autor(es): Fernandes, Tiago Virgínio
Palavras-chave: Facetas dentárias
Laser Er: YAG
Prótese dentária
Saúde bucal
Data do documento: 15-Mar-2022
Resumo: A odontologia moderna baseia-se em procedimentos clínicos que promovam a máxima preservação da estrutura dentária, por meio de métodos restauradores estéticos que utilizam artifícios técnicos e materiais inovadores, com objetivo de devolver as características naturais dos dentes. Diante disso, uso do laser de alta potência está cada vez mais presente no consultório odontológico, contribuindo para a realização de vários de procedimentos como cirurgias em tecidos moles e duros, preparos cavitários e remoção atraumática de facetas cerâmicas. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico sobre a remoção de facetas cerâmicas de dissilicato de lítio em uma paciente que apresentava insatisfação estética. Para tal, foi utilizado o laser de Er: YAG (LiteTouchTM, Light Instruments, LTD.), com comprimento de onda de 2.940 nm, energia de 200 mJ e 20 Hz de frequência, sendo utilizada uma ponta de safira medindo 1,3 mm de diâmetro e 14,0 mm de comprimento, e o instrumento posicionado a 2,0 mm de distância e perpendicular às áreas-alvo, com movimentos circulares na face vestibular; na palatina, seguindo a linha da cimentação. A remoção completa de todas as facetas ocorreu em sete minutos, sendo observado que o tempo médio de remoção de cada faceta foi de um minuto. O procedimento dispensou o emprego de anestesia local, não sendo observados danos aos tecidos dentários (polpa e dentina), à gengiva ou qualquer desconforto ao paciente. Diante do exposto, verificou-se que a utilização do laser de Er: YAG, no caso relatado, reduziu o tempo de tratamento, preservou os tecidos dentários subjacentes, o paciente não relatou dor, proporcionando, assim, segurança e conforto tanto para o paciente, como para o profissional. Entretanto, ensaios clínicos são necessários para ratificar estes resultados.
Descrição: FERNANDES, Tiago Virgínio. Uso do Laser de Er:YAG para remoção de facetas de dissilicato de lítio: Relato de caso. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26531
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Virgínio FernandesPDF - Tiago Virgínio Fernandes2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito154.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.