Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26545
Título: Proposta de uma antena patch anelar para aplicações em redes móveis (2,4 GHz)
Autor(es): Rodrigues, Antônio Carlos de Carvalho
Palavras-chave: Antenas de microfitas
Redes móveis
Antena anelar
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar, projetar e desenvolver uma antena patch de microfita, de tamanho reduzido, baixo custo, de fácil fabricação. Na qual, foi estabelecido em forma anelar para uma frequência de ressonância de 2,4 GHz. Nesta frequência, o padrão IEEE 802.11 define como uma tecnologia de redes locais sem-fio WLAN (Wireless Local Area), onde existem várias aplicações, como por exemplo, o WI-FI e Bluetooth. Esse tipo de rede tem como algumas de suas características: Baixo custo dos dispositivos, facilidade de utilização e boas taxas de transmissão em distâncias curta. A antena de microfita foi projetada via software que faz o uso do Finite Element Method (FEM). A antena proposta tem como estrutura um substrato dielétrico de fibra de vidro com permissividade elétrica de 4,4 e uma espessura de 0,782 mm sobre uma placa FR4 de fibra de vidro cobreada. O método de análise adotado foi o TLM (Transmission Line Model) que apesar de ser simples, mas produz resultados bastante relevantes. Por se tratar de um método aproximado, ele apresenta algumas simplificações nos mecanismos de radiação da antena, porém ele é preciso até determinada frequência. Os resultados obtidos demonstram uma antena funcional para os parâmetros de perda de retorno e eficiência. Além disso, consegue operar numa frequência de 2,4 GHz de acordo com o padrão IEEE 802.11.
Descrição: RODRIGUES, Antônio Carlos de Carvalho. Proposta de uma antena patch anelar para aplicações em redes móveis (2,4 GHz). 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26545
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Carlos de Carvalho Rodrigues.pdfPDF - Antonio Carlos de Carvalho Rodrigues771.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito62.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.