Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26572
Título: O conhecimento sobre mapas conceituais em uma escola de ensino fundamental em Araruna-PB
Autor(es): Lima, Joicicleia de Almeida
Palavras-chave: Mapas
Aprendizagem
Professores
Data do documento: 20-Dez-2017
Resumo: Os mapas conceituais são ferramentas que podem ser usados para diversos fins, já que são elaborados a partir de um determinado conceito que será interligado a outros conceitos. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente, permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade averiguar as concepções de professores do Ensino Fundamental II, da cidade de Araruna-PB, sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de esclarecer, avaliar e organizar o processo de conhecimento do aluno mediante um tema proposto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórica metodológica e em seguida foi realizada uma pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de uma escola municipal que oferece o fundamental II, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto.
Descrição: LIMA, Joicicleia De Almeida. O conhecimento sobre mapas conceituais em uma escola de ensino fundamental em Araruna-PB. 2017. 21p. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Ciência da Natureza) Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26572
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Joicicleia de Almeida Lima.pdf745.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.