Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26583
Título: Autonomia do enfermeiro na prescrição de medicamentos na atenção à saúde da mulher: Relato de experiência
Autor(es): França, Luana Larissa Costa
Palavras-chave: Prescrição de medicamentos
Saúde da mulher
Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Esse trabalho tem como foco a prescrição de medicamentos por enfermeiros na área da saúde da mulher, na Atenção Primária à Saúde. O seu objetivo é analisar o nível de autonomia do enfermeiro na prescrição de medicamentos na atenção à saúde da mulher através de um relato de experiência De modo específico visa: verificar se a prescrição de medicamentos por enfermeiros, na consulta de saúde à mulher, está adequada ao preconizado nos protocolos do Ministério da Saúde e discutir os desafios enfrentados pelos enfermeiros na prescrição de medicamentos na consulta à saúde da mulher. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de um relato de experiência na perspectiva de Holliday. A vivência ocorreu durante as atividades diárias e práticas desenvolvidas por uma acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, referente aos estágios supervisionados das disciplinas de Processo de Cuidar em Saúde da Mulher II e Rede de Atenção Primária à Saúde. O cenário da experiência é o município de Campina Grande, na Paraíba, que teve as primeiras equipes de Estratégia Saúda de Família em 1994 e atualmente conta com 109 unidades de saúde da família e é município-sede de referência para 71 municípios paraibanos. Sendo assim, a vivência verificou-se que na área da saúde da mulher, os atendimentos de pré-natal e a consulta ginecológica foram as atividades que mais demandaram prescrições de medicamentos pelos enfermeiros. Todos os medicamentos prescritos durante a prestação da assistência, estavam dentro do escopo do Protocolo de Atenção Básica: Saúde das Mulheres Algumas dificuldades foram encontradas: Na realização de consulta com base no protocolo, apenas seguido a orientação do preceptor; estagiários com pouco domínio teórico em farmacologia, talvez devido a lacunas na formação. Mas, já existe um avanço por parte dos estudantes em compreender a importância e como é feita a prescrição.
Descrição: FRANÇA, Luana Larissa Costa. Autonomia do Eenfermeiro na prescrição de medicamentos na Atenção à Saúde da Mulher: Relato de experiência. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26583
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Larissa Costa FrançaPDF - Luana Larissa Costa França379.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito80.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.