Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26588
Título: A tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de fratura radicular vertical
Autor(es): Cruz, Mauricio Nunes
Palavras-chave: Odontologia
Fratura dos dentes
Tomografia computadorizada
Data do documento: 4-Abr-2018
Resumo: Este artigo tem o objetivo de promover uma revisão na literatura científica, com intuito de descrever a importância da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) como método auxiliar de diagnóstico das fraturas radiculares verticais para que se possa instituir o tratamento adequado e obter assim o prognóstico favorável para o elemento dental envolvido. A revisão foi feita nas bases de dados: MEDLINE, PubMed, LILACS, Science Direct e BBO, por meio dos descritores: “Fraturas dos dentes”; “Diagnóstico Bucal” e “Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico”. De acordo com a literatura pesquisada, os dentes com fraturas radiculares verticais (FRVs) representam um desafio no seu diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico. Devido às limitações apresentadas pelas radiografias convencionais, a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) mostra-se de grande importância para a visualização dessas alterações dado às vantagens, como melhor qualidade de imagem, reconstrução tridimensional e as doses de radiação mais baixas em comparação com a tomografia computadorizada convencional (TC). Conclui-se que a avaliação e diagnóstico preciso das fraturas radiculares verticais devem lançar mão da TC, pelo fato de que, diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas radiografadas, a tomografia computadorizada permite enxergar todas as estruturas em três dimensões, com alta definição, proporcionando um diagnóstico mais preciso, sendo a TC com Feixe Cônico o exame mais adequado para fraturas dentais.
Descrição: CRUZ, Mauricio Nunes. A tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de fratura radicular vertical. 2018. 19 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26588
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mauricio Nunes Cruz.pdf806.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.