Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26589
Título: Análise de fatores associados a xerostomia e hipossalivação em uma população de pessoas na terceira idade
Autor(es): Silva, Maxsuel Bezerra da
Palavras-chave: Odontologia
Salivação
Idoso
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Introdução: A xerostomia oral pode estar associada ou não à hipossalivação e usualmente decorre dos efeitos colaterais de tratamentos medicamentosos, antineoplásicos, disfunções salivares e condições psicossomáticas. Objetivos: Determinar e associar à ocorrência e severidade de xerostomia, ocorrência de hipossalivação em relação a dados sialométricos, aspectos sistêmicos e psicológicos em pessoas na terceira idade. Métodos: Estudo transversal analítico. 135 pessoas na terceira idade foram recrutadas em municípios do Curimataú Oriental Paraibano. Mediante aplicação de questionários foram obtidos dados sociodemográficos, presença de doenças sistêmicas crônicas, uso contínuo de fármacos, identificação de sinais de ansiedade e depressão, bem como questionários para avaliar a ocorrência e severidade de xerostomia. Foi realizado exame oroscópico mediante inspeção visual e palpação digital. Medidas de fluxo salivar espontâneo e estimulado foram realizadas através do método de expectoração salivar. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial utilizando-se o software SPSS for Windows, versão 20.0. Resultados: a amostra de 135 participantes, constituída por 45 homens e 90 mulheres com a média de idade de 67 anos. Relatos de xerostomia foram observados em 37,2% (n=32) da amostra. Condições como ansiedade, uso de polifármacos, doenças sistémicas foram os principais fatores associados a essa complicação estomatológica. A prevalência de hipossalivação com base na fluxometria não estimulada e estimulada foi de 91,9% (n=124) e 54,8% (n=74), respectivamente. Cerca de 13,4% (n=12) apresentavam algum grau de ansiedade e 74,4 (n=67) dos participantes estavam seriamente debilitados pela depressão ou esgotamento. Conclusão: a prevalência de xerostomia se mostrou elevada, porém a maioria desses não ocorreu concomitantemente com estados de hipossalivação. Ambas alterações predominaram no sexo feminino, principalmente em pessoas acometidas por várias doenças sistêmicas ou usuários frequentes de polifármacos, além de uma associação estatisticamente significativa entre ocorrência de xerostomia e nível de ansiedade.
Descrição: SILVA, Maxsuel Bezerra da. Análise de fatores associados a xerostomia e hipossalivação em uma população de pessoas na terceira idade. 2019. 41 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26589
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maxsuel Bezerra da Silva.pdf998.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.