Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26593
Título: Pequenos desenvolvedores: despertando crianças para o mundo da computação
Autor(es): Queiroz, José Henrique Ribeiro de
Palavras-chave: Programação Infantil
Informática na educação
Estágio supervisionado
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: Este relatório aborda o projeto Pequenos Desenvolvedores, realizado durante o período de Estágio Supervisionado enquanto estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. O público-alvo em questão foram alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental em Campina Grande – Paraíba. O principal objetivo do projeto foi estimular crianças a desenvolverem seu pensamento cognitivo a fim de aperfeiçoá-lo para resolução de problemas e, em contrapartida, auxiliá-las a melhorar seu desempenho no ensino regular. Também buscou-se apresentar a área da Computação às crianças com a finalidade de despertar interesse, e quem sabe poderem trilhar esse caminho em seu futuro profissional. Usando de atividades escritas, tablets, computadores, e ferramentas multimidiáticas, foram abordadas as metodologias e técnicas de algumas disciplinas estudadas na UEPB, adequadas ao objetivo do projeto, como também foram apontados e colocados em prática estudos de alguns autores sobre o pensamento computacional e o desenvolvimento cognitivo. Cerca de 150 crianças participaram das aulas do projeto em dois anos de estágio, onde puderam aprender um pouco sobre programação. Ao final do projeto, também foi montado um pequeno laboratório de informática na escola com alguns computadores doados pela cooperativa.
Descrição: QUEIROZ, José Henrique Ribeiro de. Pequenos desenvolvedores: despertando crianças para o mundo da Computação. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26593
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Henrique Ribeiro de Queiroz.pdfPDF - José Henrique Ribeiro de Queiroz3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito72.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.