Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26623
Título: Cargas de trabalho referidas por colaboradores que atuam em centro de material e esterilização: uma revisão integrativa
Autor(es): Medeiros, Maria Eduarda Silva
Palavras-chave: Enfermagem
Carga de trabalho
Esterilização
Saúde do trabalhador
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: O Centro de Material e Esterilização busca garantir que os Produtos Para a Saúde sejam devidamente esterilizados, diminuindo as taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde. Neste setor, a equipe de enfermagem convive com altas demandas, turnos e longas jornadas de trabalho sobrecarregadas. Esses fatores estressantes oferecem riscos que podem sobrecarregar o psíquico dos indivíduos, gerando sofrimento e adoecimento e constituem riscos ocupacionais, também vistos como cargas de trabalho. As cargas são categorizadas como externas (cargas físicas, químicas, biológicas e mecânicas) e internas (cargas fisiológicas e psíquicas). Este estudo busca identificar as cargas de trabalho referidas por colaboradores que atuam em centros de material e esterilização no período entre 2015 e 2020. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, com coleta de dados realizadas nas bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem, Scientific Eletronic Library Online, com os seguintes descritores: “carga de trabalho”, “enfermagem” e “esterilização”, no período de março a abril de 2021. Foram encontrados 111 artigos e, após leitura e análise, foram incluídos no estudo um total de 9 artigos que tratam de assuntos relacionados à riscos ocupacionais ou cargas de trabalho relatados por colaboradores que atuam em centros de material e esterilização. Os artigos incluídos na revisão ressaltaram que diversas cargas de trabalho estavam presentes em centros de material e esterilização e foram reconhecidas pelos colaboradores que atuam no setor. Além disso, também enfocaram que há medidas de redução e/ou controle das cargas, como a análise de fatores que prejudicam a saúde laboral, a educação continuada, o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, a ginástica laboral e o dimensionamento adequado dos recursos humanos.
Descrição: MEDEIROS, Maria Eduarda Silva. Cargas de trabalho referidas por colaboradores que atuam em centro de material e esterilização: uma revisão integrativa. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26623
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Silva MedeirosPDF - Maria Eduarda Silva Medeiros520.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito403.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.