Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26626
Título: Contribuições conceituais de empreendedorismo para o desenvolvimento de consultoria arquivística
Autor(es): Vieira, Rebeca Kelly Lima
Palavras-chave: Consultoria arquivística
Empreendedorismo
Arquivologia
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de abordar dois assuntos conexos: o Empreendedorismo e a Consultoria Arquivística. Na contemporaneidade, o arquivista tem a ampla possibilidade de atuar no mercado de trabalho como consultor, adquirindo habilidades empreendedoras. Partindo da premissa que o perfil do profissional em Arquivologia pode atuar em diversos setores da economia, a pesquisa tem como principal objetivo apresentar as contribuições e os conceitos básicos de Empreendedorismo no desenvolvimento da Consultoria Arquivística. Este trabalho trata de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. O método adotado é o dedutivo, fazendo uso de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas são baseadas em buscas realizadas na base de dados Ebsco Essentials, no metabuscador Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES. Percebe-se, a partir das pesquisas, que as publicações ligadas às áreas objeto do estudo necessitam de atualizações, uma vez que as menções são limitadas e não acompanham a evolução do mercado de trabalho. Dessa forma, sugere-se ao arquivista, diante da oportunidade empreendedora, que disponibilize seus conhecimentos para a demanda de mercado por meio da Consultoria Arquivística, uma vez que as contribuições do ramo de Empreendedorismo podem subsidiar esse risco, trazendo novos elementos inovadores para ampliar a própria Arquivologia no mercado de trabalho.
Descrição: VIEIRA, R. K. L. Contribuições conceituais de empreendedorismo para o desenvolvimento de consultoria arquivística. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26626
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Kelly Lima VieiraPDF - Rebeca Kelly Lima Vieira459.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito124.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.