Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26634
Título: Avaliação do Desempenho das Companhias Estaduais de Sanemaento Básico Brasileiras Através de Análise Multicriterial
Autor(es): Alves, Gabriel Paz
Palavras-chave: Saneamento Básico
Engenharia Sanitária
Análise de água
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O saneamento básico esteve presente em diversas fases da história da humanidade, e está diretamente atrelado ao desenvolvimento desta, ele consiste em práticas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo dos resíduos sólidos. Historicamente no Brasil as práticas de saneamento surgiram em meados do século XVIII, mas apenas na década de 60 houve a criação das Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB), ainda hoje nos tempos atuais essas instituições possuem fundamental importância no cenário do saneamento básico brasileiro, visto que, oferecem cerca de 41% de todo o sistema de saneamento existente no Brasil. Por isso, existe uma necessidade de estudo sobre essas companhias, que foque em suas principais características destacando seus pontos positivos e negativos, para esse estudo foi utilizado o método da análise multicriterial ELECTRE II, que teve como foco analisar 28 CESB, em busca de um resultado que ajude aos tomadores de decisão alcançar estratégias para a melhoria dos sistemas. Na análise das companhias foi utilizado o banco de dados do SNIS onde foram escolhidos 14 critérios diferentes organizados em 3 categorias distintas, escolheu-se 6 critérios operacionais, 5 fisico-econômico e administrativo e 3 de qualidade, esse tipo de análise permite a comparação par a par entre alternativas para vários tipos de critérios distintos, montando uma análise de sobreposição entre as companhias, através da elaboração de matrizes de concordância, discordância e veto. Foi obtido que para a categoria operacional a melhor CESB foi a SABESP já a pior foi a CAERD, na classe físico-econômico e administrativo a com melhor desempenho foi a ATS, e as piores foram 3 CAESB, CAEMA e CAGEPA, já para a categoria de qualidade a CESB com melhor rendimento foi a CAGEPA e a pior foi a CESAN. A partir dos resultados obtidos foi possível classificar a SABESP como a melhor companhia estadual, e a que se encontra em pior situação em relação as demais companhias foi a CAERD sendo esta a última colocada nos rankings de sobreclassificação. O trabalho serve como uma possível maneira de ajuda aos tomadores de decisões em identificar os principais déficits existentes no sistema, para após a identificação buscar melhorias em relação ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. No mais, indica-se essa metodologia para outros tipos de pesquisa sobre saneamento, possibilitando pesquisas mais complexas, envolvendo um número maior de critérios, ou envolvendo outros tipos de serviço como por exemplo a drenagem de águas pluviais e o manejo dos resíduos sólidos.
Descrição: ALVES, Gabriel Paz. Avaliação do Desempenho das Companhias Estaduais de Saneamento Básico Brasileiras Através de Análise Multicriterial. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26634
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Paz Alves.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito TCC.pdf455.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.