Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26636
Título: Protetor de tireoide infantil: Revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Manuela Helena
Palavras-chave: Tireoide
Radiologia odontológica
Chumbo
Pediatria
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a proteção da glândula tireoide em pacientes pediátricos durante exame radiográfico utilizando colar e/ou avental, comparando o uso de blindagem com chumbo e sem chumbo na radiologia odontológica. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa bibliométrica nas bases de dados LILACS, BBO, SciELO e PUBMED. Utilizando os descritores “proteção contra radiação”, “chumbo”, “protetor de tireoide” e seus correspondentes em inglês “radiation protection”, "lead” e “thyroid shield”, obtidos segundo os Medical Subject Headings (MeSH) e pareados utilizando o operador booleano «E/ AND». CONCLUSÕES: É de suma importância realizar a proteção da tireoide durante exames radiográficos, especialmente em crianças, visto que nesses pacientes a tireoide se encontra em uma posição mais propensa a exposição direta a radiação X. Os protetores de tireoide de Pb e equivalentes a Pb diferem minimamente quanto a sua eficácia em barra radiação X durante exames radiográficos. Estudos comparando dose e durabilidade dos aventais de Chumbo são necessários para se estabelecer qual tipo de proteção deve ser indicada para cada tipo de pacientes.
Descrição: OLIVEIRA, Manuela Helena. Protetor de tireoide infantil: Revisão de literatura. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26636
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuela Helena de OliveiraPDF - Manuela Helena de Oliveira367.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito107.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.