Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26637
Título: Avaliação da prevalência de anomalias dentárias em radiografias panorâmicas
Autor(es): Holanda, Catarine Serafim de
Palavras-chave: Dente
Radiografia
Imagem odontológica
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: As anomalias são distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal podendo estar relacionadas com a forma, tamanho, número, posição, constituição ou função dos dentes. Poucos estudos abordam a prevalência destas alterações, principalmente quando relacionadas a observação por meio de radiografias panorâmicas. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a prevalência das anomalias dentárias em radiografias panorâmicas. Foi realizado um estudo transversal e observacional, com procedimento estatístico-descritivo, com análise quantitativa de anomalias dentárias por meio da avaliação de radiografias panorâmicas. A amostra foi de 800 radiografias. Para análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson ou o Teste Exato de Fisher. O nível de significância foi de 5,0% (p<0,05). Dentre as 800 radiografias panorâmicas avaliadas, a maioria foi do sexo feminino (67,3%). O número total de radiografias com anomalias encontradas no presente estudo foi de 443 (55,3%). As anomalias dentárias de maior acometimento na amostra foram a giroversão (35,5%), seguida da dilaceração radicular (14,8%). O dente mais acometido foi o primeiro pré-molar superior esquerdo (17,6%). A presente amostra apresentou uma alta prevalência de anomalias dentárias, sendo as anormalidades de desenvolvimento as mais frequentes, em especial a giroversão e dilaceração. O primeiro pré-molar superior esquerdo foi o dente mais acometido
Descrição: HOLANDA, Catarine Serafim de. Avaliação da prevalência de anomalias dentárias em radiografias panorâmicas. 2016. 29 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26637
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Catarine Serafim de Holanda.pdf732.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.