Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26643
Título: Validação, reprodutibilidade e confiabilidade de um scanner 3D para abordagem ortodôntica na análise facial
Autor(es): Silva Filho, Adilson Avelino da
Palavras-chave: Imageamento tridimensional
Ortodontia
Pontos de referência anatômicos
Medidas antropométricas
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar e validar a relação entre as medidas antropométricas faciais com um Scanner 3D. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa CAAE: 54893422.20000.5187. Realizou a marcação de pontos antropométricos na face do indivíduo com uma caneta marcador (BRW, ponta 2mm, BRASIL). Seis pontos de referência de tecidos moles foram determinados em cada participante, especificamente Násio (N), Exocanto esquerdo (Exe) , Exocanto direito (Exd), comissura labial direita (Chd), comissura labial esquerda (Che), gônio direito (God), gônio esquerdo (Goe). As distâncias entre pontos (N-Me, Exe-Exd, N-God, N-Goe, Abe-Exe, Abd-Exd) foram medidos por 2 operadores diferentes usando 2 métodos diferentes: 1 operador realizou as medições diretamente no rosto do participante (manual) utilizando um paquímetro digital (NOVE54, Curitiba/Brasil) e o outro operador digitalmente (grupo digital) na reconstrução facial 3D do participante no software instalado de código aberto (Meshlab v1.3.4BETA) . Para o grupo digital a reconstrução facial tridimensional foi adquirida usando um scanner de luz dupla estruturado (Occipital Structure Sensor ,Model - ST01, America, USA) conectado a um IPAD (7° geração, 32GB, Apple Air, Califórnia) e controlado por um programa de software (itSeez3D, USA). Em relação ao aparelho, o Occipital Structure Sensor Silver mostrou-se eficaz para o escaneamento e processamento dos dados em um tempo satisfatório. A acurácia foi mais confiável para as medidas (Che-Exe e Chd-Exd), pois apresentaram uma menor diferença entre os valores médios e os menores erros aleatórios (<1mm) de diferença. As medidas que incluíram (N-M, Che-Chd, N-God, N-Goe) possuíram erro em torno de (≥2mm) em relação do digital para o manual. O coeficiente de correlação intraclasse foi de ICC (≥0,99) mostrando excelente resultado. Nossos achados sugerem que as análises morfológicas tridimensionais podem ser um método eficaz para determinar diferentes pontos antropométricos como também avaliar distâncias na região facial utilizando o Scanner Structure Sensor Silver.
Descrição: SILVA FILHO, Adilson Avelino da. Validação, reprodutibilidade e confiabilidade de um scanner 3D para abordagem ortodôntica na análise facial. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26643
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adilson Avelino da Silva Filho.pdfPDF - Adilson Avelino da Silva FIlho1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito68.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.