Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26649
Título: Ensino-aprendizagem da função exponencial e logarítmica através da resolução de problemas: uma experiência na residência pedagógica
Autor(es): Almeida, Beatriz Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino da matemática
Resolução de problemas
Função logarítmica
Função exponencial
Data do documento: 25-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo construir conceitos e gráficos de Função Exponencial e Logarítmica, no 1º ano do Ensino Médio, fazendo uso da metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor, que, somente no final desse processo de construção, formaliza os conceitos matemáticos. Para isso, apoiamo-nos nos trabalhos de Onuchic e Allevato e propomos 9 problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante o Programa de Residência Pedagógica, na escola-campo ECIT José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro/PB, em que a professora/residente era a pesquisadora deste trabalho. A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, onde os instrumentos utilizados consistiram de material escrito (via WhatsApp) pelos alunos-participantes, gravações pelo Google Meet, questionário avaliativo e caderno de bordo, além dos problemas propostos na intervenção das aulas. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de oito encontros realizados virtualmente pelo Google Meet. Os resultados indicaram que a metodologia de Resolução de Problemas proporcionou aos alunos-participantes experienciar um novo caminho para aprender Função Exponencial e Logarítmica e re(construir) conceitos de Potenciação e Radiciação. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em aulas remotas, houve um aumento na motivação, tanto da pesquisadora em ensinar, quando dos alunos em aprender. Consideramos então que, quando os alunos aprendem Matemática através da Resolução de Problemas demonstram um maior estímulo e confiança para aprender/fazer Matemática. Esperamos ter contribuído de maneira significativa na aprendizagem dos alunos-participantes da pesquisa.
Descrição: ALMEIDA, B. R. Ensino-aprendizagem da função exponencial e logarítmica através da resolução de problemas: uma experiência na residência pedagógica. 2022. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26649
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Rodrigues de Almeida.pdfPDF - Beatriz Rodrigues de Almeida1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito168.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.