Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Truta, Aghata Sophia de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T12:20:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T12:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26654 | - |
dc.description | TRUTA, Aghata Sophia de Araújo. E-INC: Uma ferramenta para auxiliar na inclusão de crianças que estão no espectro autista no ensino básico. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de inclusão educacional, embora seja teoricamente fruto de uma visão mais humanizada, ainda apresenta um desenvolvimento de barreiras que possibilita que a pessoa autista não se sinta totalmente integrada ao ambiente vigente, desta forma, questões importantes, tais como aprendizado e interação social sejam negligenciadas, resultando em uma disfunção da ideia principal descrita por Paulo Freire de valorização do indivíduo. A interação entre o aluno com autismo e o seu espaço de aprendizado pode apresentar algumas dificuldades que precisam ser identificadas e analisadas para serem realizadas intervenções de modo a tornar esse processo mais confortável e com melhores resultados. Com essas observações as pessoas também conseguem entender a possível complexidade dessa relação e, assim, disponibilizar mais energia na busca de melhores soluções que conscientizem a sociedade e qualifiquem o acolhimento desses alunos na escola. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação, chamada “E-INC”, com o objetivo principal de incentivar e auxiliar profissionais da educação através da disseminação de conhecimento para colaborar na inclusão das crianças no espectro autista. Essa aplicação está disponível para consulta online e offline, no formato de website e aplicativo mobile, com a utilização da tecnologia de PWA. O software apresenta informações diversas com base na cartilha “Autismo e Educação” e no livro “A Inclusão da Estrutura TEACCH na Educação Básica”. O resultado obtido por intermédio dessa aplicação busca gerar estudos futuros que contribuam diretamente nos casos citados anteriormente e ter sua expansão ao nível municipal, estadual e federal. Assim, apontando possíveis soluções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Wellington Candeia de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | E-INC: Uma ferramenta para auxiliar na inclusão de crianças que estão no espectro autista no ensino básico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aghata Sophia de Araújo Truta | PDF - Aghata Sophia de Araújo Truta | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 710.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.