Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTruta, Aghata Sophia de Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-28T12:20:57Z-
dc.date.available2022-04-28T12:20:57Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26654-
dc.descriptionTRUTA, Aghata Sophia de Araújo. E-INC: Uma ferramenta para auxiliar na inclusão de crianças que estão no espectro autista no ensino básico. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO processo de inclusão educacional, embora seja teoricamente fruto de uma visão mais humanizada, ainda apresenta um desenvolvimento de barreiras que possibilita que a pessoa autista não se sinta totalmente integrada ao ambiente vigente, desta forma, questões importantes, tais como aprendizado e interação social sejam negligenciadas, resultando em uma disfunção da ideia principal descrita por Paulo Freire de valorização do indivíduo. A interação entre o aluno com autismo e o seu espaço de aprendizado pode apresentar algumas dificuldades que precisam ser identificadas e analisadas para serem realizadas intervenções de modo a tornar esse processo mais confortável e com melhores resultados. Com essas observações as pessoas também conseguem entender a possível complexidade dessa relação e, assim, disponibilizar mais energia na busca de melhores soluções que conscientizem a sociedade e qualifiquem o acolhimento desses alunos na escola. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação, chamada “E-INC”, com o objetivo principal de incentivar e auxiliar profissionais da educação através da disseminação de conhecimento para colaborar na inclusão das crianças no espectro autista. Essa aplicação está disponível para consulta online e offline, no formato de website e aplicativo mobile, com a utilização da tecnologia de PWA. O software apresenta informações diversas com base na cartilha “Autismo e Educação” e no livro “A Inclusão da Estrutura TEACCH na Educação Básica”. O resultado obtido por intermédio dessa aplicação busca gerar estudos futuros que contribuam diretamente nos casos citados anteriormente e ter sua expansão ao nível municipal, estadual e federal. Assim, apontando possíveis soluções.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Wellington Candeia de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleE-INC: Uma ferramenta para auxiliar na inclusão de crianças que estão no espectro autista no ensino básicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aghata Sophia de Araújo TrutaPDF - Aghata Sophia de Araújo Truta1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito710.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.