Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26668
Título: Treinamento com restrição do fluxo sanguíneo como alternativa terapêutica em DPOC: evidência e perspectivas
Autor(es): Cavalcante, Demy Dalila Firmino
Palavras-chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Hipertrofia
Desempenho físico funcional
Terapia por exercício
Data do documento: 29-Abr-2021
Resumo: Introdução: A DPOC é caracterizada por sintomas respiratórios recorrentes e limitação do fluxo aéreo, decorrente de alterações nas vias responsáveis pelo transporte de ar e nas unidades alveolares. Os pacientes com DPOC apresentam uma baixa tolerância ao exercício físico em decorrência de toda a sintomatologia envolvida, sendo essa uma das causas para a aplicação de cargas baixas durante os treinamentos. Por isso, buscou-se uma alternativa eficaz que permitisse trabalhar nas intensidades recomendadas com o mínimo de desconforto ao paciente. Objetivos: Este estudo objetivou agrupar evidência existente na literatura sobre o uso do treinamento com restrição de fluxo sanguíneo (TRF) em pacientes com DPOC, visando esclarecer questões relativas à efetividade e segurança da técnica nessa população, teorizando sobre sua aplicação clínica na melhora do desempenho funcional, ganho de força e redução de sintomatologia a exemplo da dispneia, como também propor um protocolo inicial de reabilitação aplicável a esse grupo. Métodos: O presente artigo é uma revisão da literatura que objetivou selecionar e analisar estudos disponíveis e relevantes nas bases de dados Pubmed, Scielo, Cochrane Library e nas ferramentas de busca Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde sobre a aplicabilidade do TRF na reabilitação de indivíduos com DPOC. Resultados: Dentre os estudos identificados a partir da busca inicial através dos descritores, apenas dois foram considerados elegíveis e se adequaram aos critérios previamente estabelecidos, sendo assim, incluídos nesta revisão. Em ambos, mudanças clínicas significativas foram observadas a partir do uso do TRF, a exemplo do ganho de força, diminuição da sintomatologia característica da patologia em questão e capacidade funcional. Conclusão: A partir dos resultados apresentados nos estudos incluídos nesta revisão e de todos os aspectos fisiopatológicos da DPOC, observou-se um potencial positivo de eficácia da técnica nessa população em termos de atenuação da sintomatologia, a exemplo da dispneia, ganho de força e massa muscular, como também melhora no desempenho funcional.
Descrição: CAVALCANTE, Demy Dalila Firmino. Treinamento com restrição do fluxo sanguíneo como alternativa terapêutica em DPOC: evidência e perspectivas. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26668
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Demy Dalila Firmino CavalcantePDF - Demy Dalila Firmino Cavalcante981.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito76.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.