Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2667
Título: Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios
Autor(es): Souza, Sislene Pereira de
Palavras-chave: Serviço Social
Estágio supervisionado
Formação profissional
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica acerca das perspectivas teóricometodológicas que perpassaram/perpassam o estágio supervisionado na formação profissional dos(as) assistentes sociais brasileiros(as) desde a gênese da profissão até a atualidade. Para responder aos questionamentos formulados: fundamentos, papel e função pedagógica do estágio em Serviço Social, buscamos levantar a produção teórica que trata desta temática nesta área, através de estudos contidos em livros, artigos, periódicos etc. , que por sinal é ainda muito escassa no Brasil. As contribuições teóricas de vários pesquisadores foram fundamentais, dentre os quais, destacamos: Buriola (2003); Lewgoy (2009); Oliveira (2010). Mediante as reflexões feitas, os resultados apontam que foram duas as principais tendências teórico-metodológicas do estágio na profissão de Serviço Social no Brasil: perspectiva tecnicista (da gênese à intenção de ruptura) e perspectiva crítica (anos de 1980 à atualidade). Pode se afirmar também que as Diretrizes Curriculares de 1996, a Política Nacional de Estágio da ABEPSS/2008 e a Resolução 533 do CFESS de 2008 representam instrumentos normativos que são avanços no contexto atual, os quais potencializam as estratégias de enfrentamento dos desafios postos à operacionalização do estágio supervisionado em Serviço Social na perspectiva do projeto ético-político profissional.
Descrição: SOUZA, S. P. de. Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2667
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sislene Pereira de Souza.pdfSislene Pereira de Souza558.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.