Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26671
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira Neta, Maria do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T11:15:14Z | - |
dc.date.available | 2022-05-02T11:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
dc.identifier.issn | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26671 | - |
dc.description | PEREIRA NETA, Maria do Carmo. A leitura literária pelo método recepcional: uma proposta para o ensino médio. 2022, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática que contemple diversos gêneros textuais, com vista à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos no âmbito do ensino de literatura no Ensino Médio, considerando que, por muito tempo, o ensino de literatura foi centralizado na historicidade da obra, datas e biografias. Como base teórica, utilizou-se a Estética da Recepção, a partir das concepções de Hans Robert Jauss no processo de construção de sentido, e a aplicação das cinco etapas do Método Recepcional elaborado por Bordini e Aguiar (1993), capazes de embasar práticas que aproximam e motivam os alunos a se tornarem leitores profícuos. Com base em diversas pesquisas realizadas sobre a desmotivação dos alunos em relação à leitura literária, constata-se a necessidade de uma revisão dos métodos utilizados no processo de formação de leitores. Portanto, para propor novas práticas pedagógicas e desenvolver ações que ampliem o envolvimento dos estudantes com a leitura, foi desenvolvida uma proposta didática visando o atendimento aos interesses do leitor e a provocação de novos interesses que agucem o senso crítico e a preservação do caráter lúdico da literatura. O trabalho tem como base os estudos de Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1993), Iser (1996), Miranda (2007) e Silva (1998) e Cândido (1995). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Marta Lúcia Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Método recepcional | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | A leitura literária pelo método recepcional: uma proposta para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Carmo Pereira Neta | PDF - Maria do Carmo Pereira Neta | 740.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 316.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.