Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26689
Título: Em busca de uma responsabilidade ética na inteligência artificial
Autor(es): Lira, Carlos Vinicius Nascimento
Palavras-chave: Algoritmos
Inteligência artificial
Responsabilidade ética
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: Com o uso frequente de máquinas que utilizam a inteligência artificial na tomada de decisões, a manipulação massiva de dados pessoais, se faz necessário, as discussões sobre os impactos das decisões tomadas por esses algoritmos de inteligência artificial em nossas vidas. Essa tecnologia proporciona desenvolvimento, simultaneamente em que pode causar graves problemas, demandam cautela das comunidades cientifica e jurídica. Este trabalho acadêmico tem como propósito, levantar questões acerca da ética e da responsabilidade de tais decisões, trazendo como exemplos, dois casos ocorridos nos últimos anos. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos são, a pesquisa qualitativa exploratória, pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Já os resultados obtidos serão apresentados no capítulo de conclusão, sobre a questão central deste trabalho. De quem é a responsabilidade ética das decisões tomadas pelo algoritmo da IA., chegamos à conclusão de que não estamos preparados eticamente e juridicamente, para máquinas que possam tomar decisões que afetam pessoas.
Descrição: LIRA, Carlos Vinicius Nascimento. Em busca de uma responsabilidade ética na inteligência artificial. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26689
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Vinicius Nascimento LiraPDF - Carlos Vinicius Nascimento Lira1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito600.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.