Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26701
Título: Aspectos clínicos e radiográficos para diagnóstico de cisto ósseo simples: relato de caso e revisão integrativa
Autor(es): Rodrigues, Taynná Larissa Santos
Palavras-chave: Cistos ósseos
Diagnósticos de patologias
Mandíbula
Maxilar
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Objetivo: Identificar, através de uma revisão integrativa, os diferentes tipos de aspectos clínicos e radiográficos encontrados em pacientes com diagnóstico de cisto ósseo simples (COS) em mandíbula, destacando a necessidade do conhecimento desta lesão para o diagnóstico diferencial com patologias que se assemelham às características clínicas e radiográficas. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scielo, BVS, Web of Science e PubMed, utilizando os descritores: “cistos ósseos”, “mandíbula” e “diagnósticos”, nos idiomas português e inglês, com o auxílio do operador booleano “AND”. Foram selecionados estudos envolvendo seres humanos, testes in vitro, e englobando pesquisas científicas, estudos de casos, avaliações clínicas e editoriais científicos, além de revisões sistemáticas, no período de 2017 a 2022. Além disso, o presente artigo expõe um relato de caso de COS encontrado em uma paciente do sexo feminino, de 56 anos, apresentando-se como lesão unilocular radiolúcida no ramo ascendente direito da mandíbula e com sintomatologia dolorosa associada. Aspectos clínicos, diagnósticos e radiológicos, bem como o tratamento são descritos. Resultados: Verificou-se que clinicamente não há algum tipo de sintomatologia dolorosa ou queixa do paciente relativa à presença do COS que se apresenta como lesão radiolúcida, unilocular, mas podendo haver variações, acometendo dentes adjacentes, com localização mais próxima ao ângulo da mandíbula ou estar presente também em toda a extensão de maxila e mandíbula.
Descrição: RODRIGUES, Taynná Larissa Santos. Aspectos clínicos e radiográficos para diagnóstico de cisto ósseo simples: relato de caso e revisão integrativa. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26701
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynná Larissa Santos Rodrigues.pdfPDF - Taynná Larissa Santos Rodrigues1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito116.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.