Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26716
Título: Bolsa x desempenho: uma análise do desempenho acadêmico dos alunos bolsistas do curso de Ciências Contábeis diante os resultados do ENADE 2018
Autor(es): Feitoza, Mariana Batista
Palavras-chave: Bolsa acadêmica
Desempenho acadêmico
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE
Data do documento: 10-Mai-2022
Resumo: O desempenho acadêmico está ligado diretamente como um dos critérios que devem ser observados e analisados para a seleção dos discentes em várias modalidades de programas e projetos ofertados pelas instituições de ensino, por exemplo, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conhecido como uma ferramenta de análise de qualidade dos cursos e Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, essa pesquisa teve o propósito de analisar o desempenho acadêmico dos alunos bolsistas do curso de ciências contábeis. A metodologia utilizada para atender ao objetivo proposto foi a pesquisa descritiva conduzida por um estudo bibliográfico, de levantamento e documental mediante a utilização de dados secundários produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra da pesquisa foi composta de 37.946 alunos que atenderam aos requisitos de elegibilidade, e assim representando 60,72% da população total. Os dados foram tratados através da análise descritiva e inferencial objetivando averiguar a relação entre variáveis estudadas. Os resultados apresentaram que o desempenho no exame foi consideravelmente baixo, onde cabe ressaltar que as notas foram mensuradas em uma escala de 0 a 100 pontos e assim foi significativa a hipótese de que em todas as variáveis ligadas ao desempenho obtiveram notas abaixo de 50,00 pontos, tendo como menor nota a parte discursiva do componente específico. Ainda que o desempenho não tenha sido consideravelmente satisfatório, vale salientar que os alunos bolsistas obtiveram uma performance melhor quando comparados aos não bolsistas, visto que a quantidade de bolsas ofertadas ainda é relativamente baixa quando comparado ao número de estudantes, de acordo com a amostra utilizada para o presente estudo, na edição do Enade de 2018 apenas 3.732 alunos receberam ou recebiam bolsa, ou seja, 9,8% do total de discentes, além do mais foi possível destacar como melhor atuação no exame os discentes que receberam bolsa monitoria. Além da variável bolsa, foram analisadas mais cinco variáveis (trabalho, tipo de instituição, modalidade de ensino, turno e horas dedicadas aos estudos) que foram consideradas válidas para a comparação. Por fim, o resultado do desempenho acadêmico dos alunos bolsistas foi significativo, porém não tanto quanto o esperado, uma vez que o número de bolsas ofertadas ainda não atende grande quantidade dos discentes.
Descrição: FEITOZA, M. B. Bolsa x desempenho: uma análise do desempenho acadêmico dos alunos bolsistas do curso de Ciências Contábeis diante os resultados do ENADE 2018. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26716
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Batista Feitoza.pdfPDF - Mariana Batista Feitoza1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito177.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.