Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26721
Título: O turismo religioso e as transformações socio espaciais na Pedra de Santo Antônio no município de Fagundes-PB.
Autor(es): Silva, Jailson Juvenal da
Palavras-chave: Turismo religioso
Desenvolvimento Socioeconômico
Cultura local
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: O turismo por se tratar de uma pratica milenar social ocasionada pelos povos desde o início da humanidade. Essa atividade desenvolvida pelo homem ocupa espaço e neste meio vem abrindo possíveis mudanças e transformações ao longo do tempo. Uma vez que a natureza humana se adaptar no seu habitat natural e, tirar proveito daquilo que a natureza em si oferece, o que permitiu aspectos relacionados as suas representações materiais e memoriais à identidade local. A partir dessa inquietação a respeito do turismo local, o tema escolhido desta pesquisa, tem como objeto de estudo o turismo religioso e as transformações sócio espaciais na Pedra de Santo Antônio no município de Fagundes-PB, o espaço é de uma diversidade natural e cultural de tamanho apreço. A investigação de caráter exploratório, busca entender as manifestações das mais diversas transformações ocorridas, como a peregrinação a devoção a Santo Antônio no município de Fagundes. A metodologia aplicada na pesquisa está marcada na observação de como as pessoas agem e interagem no espaço onde convivem, a abordagens descritiva e explicativa das mais diversas situações no cenário religioso e cultural, a bibliografia elaborada com base em autores como Bosi (1992) trata da imbricação da cultura popular, Canclini (1994) aponta para perspectiva identitária, visando analisar a potencialidade turística e cultural. Através dos objetivos. Explicar as representações do espaço público no território fagundenses; evidenciar o valor sócio e cultural da pedra de Santo Antônio, e investigar materiais empíricos e históricos relacionados a Pedra de Santo Antônio em Fagundes-PB, levando em consideração o potencial socioeconômico dessa atividade religiosa para o município.
Descrição: SILVA, J. J. da. O turismo religioso e as transformações socio espaciais na Pedra de Santo Antônio no município de Fagundes-PB. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26721
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Juvenal da Silva.pdfPDF - Jailson Juvenal da Silva1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de deposito.pdfPDF - Termo de deposito57.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.