Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26752
Título: Atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia da COVID-19
Autor(es): Cardozo, Adriana Magna Ribeiro
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Enfermagem
COVID-19
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: A Atenção Primária à Saúde é um importante pilar em situações emergenciais, como as epidemias de dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela, H1N1, e atualmente, a COVID-19. Este nível de atenção revelou-se fundamental para o enfrentamento da atual pandemia, com potencial de identificação precoce dos casos e de manejo adequado para os serviços especializados. Neste cenário, o profissional enfermeiro atuou na reorganização e gerenciamento dos serviços, bem como nas estratégias para continuidade da assistência à saúde da população. Em contrapartida, esses profissionais enfrentaram problemas diante da exposição ao vírus, da falta de EPIs e de infraestrutura insuficiente, além de longas jornadas de trabalho e baixa remuneração profissional. O objetivo do estudo foi identificar potencialidades e desafios na atuação do enfermeiro no âmbito da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de busca nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem, PubMed, Web of Science e Scientific Eletronic Library Online. Inicialmente, foram encontrados 517 estudos e, após a triagem e a elegibilidade, foram selecionados 10 artigos para compor o corpus da pesquisa. Os resultados revelaram aspectos relacionados ao protagonismo do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia, às estratégias do cuidado de enfermagem nesse nível de atenção e às consequências para a saúde mental desses profissionais. Foi evidenciado o protagonismo do enfermeiro na reorganização da Atenção Primária à Saúde, que é um pilar no enfrentamento da pandemia, o que permitiu a continuidade do cuidado aos usuários do serviço e a assistência às novas demandas decorrentes da COVID-19, com ênfase no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Entretanto, também foram identificados desafios que impactaram diretamente no trabalho do enfermeiro, na qualidade do atendimento prestado à população e na saúde mental desses profissionais.
Descrição: CARDOZO, Adriana Magna Ribeiro. Atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26752
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Magna Ribeiro CardozoPDF - Adriana Magna Ribeiro Cardozo873.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito180.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.