Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26768
Título: Perfil da função do contador e automação de rotinas e processos contábeis
Autor(es): Maciel, André de Almeida
Palavras-chave: Automação
Contabilidade
Profissional contábil
Digitalização
Processos contábeis
Data do documento: 18-Mar-2022
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central investigar as percepções da automação robótica de processos em escritórios de contabilidade com as implicações das funções do profissional contábil. Para tanto, o estudo caracteriza-se como descritivo, empírico-analítico e quantitativo e realizado através de um levantamento com o intuito de compreender o comportamento dos escritórios em relação ao perfil da função do contador, o nível de envolvimento dos funcionários e as mudanças do ambiente de trabalho com a automação dos processos contábeis. A amostra do estudo consistiu em 36 respondentes que atuam em escritórios de contabilidade e os dados foram coletados com a ferramenta on-line do Google Formulários contendo questões sobre dados demográficos dos escritórios, dos respondentes, função do contador como parceiro do negócio, função do contador de feijão e avaliação de mudanças de trabalho com automação de processos contábeis medidos por meio de uma escala de Likert de 1 a 7. Os resultados da pesquisa mostram que os perfis dos contadores na amostra da pesquisa podem ser considerados como mistos levando para os dois tipos de perfis, o parceiro de negócio quanto o contador de feijão, e confirmam a busca por melhorias constantes dentro dos escritórios, quanto na oportunidade de aprendizado utilizando os métodos de automação a automação de suas rotinas, algo que já é algo buscado tanto em escritórios de pequeno porte quanto aos de grande porte.
Descrição: MACIEL, André de Almeida. Perfil da função do contador e automação de rotinas e processos contábeis. 30f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26768
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito74.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - André de Almeida Maciel.pdfPDF - André de Almeida Maciel479.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.