Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26772
Título: Relatório técnico de produto midiático: Revista Catimbó
Autor(es): Souza, Alan David dos Santos
Palavras-chave: Revista Catimbó
Cultura nordestina
Jurema Sagrada
Produção jornalística
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal a religião de matriz afro-ameríndia, aqui representada pela Jurema Sagrada e sua ciência. O culto a árvore sagrada surgiu no Nordeste, precisamente na Paraíba, e se expandiu para outros estados da região. Com base na constituição brasileira, vivemos em uma sociedade laica, em que o direito à liberdade religiosa é assegurado, mas essa realidade costuma divergir do que dita a Constituição Federal de 1988. Para construção do produto midiático realizamos entrevistas e documentamos os momentos através de fotografias encontradas na revista Catimbó. Seu objetivo é oferecer um suporte para que o pensamento democrático e plural acerca da diversidade religiosa seja pautado em instituições de ensino e outras entidades sociais, acreditamos que o discurso jornalístico possui forte capacidade de ensinar, tornando-se pedagógico. (ORLANDI, 2007). Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica para que tivéssemos acesso a diferentes teorias sobre jornalismo de revista, construção de saberes e sobre a Jurema Sagrada, aqui destaco Sales (2006) e Farias (2016), além de Gomes (2003) e Fontcuberta e Borrat (2006). A revista Catimbó é composta por sete matérias, contendo editorias de reportagem, perfil, entrevista, opinião e outros. Ela foi produzida entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022. Deste modo, acreditamos que o produto midiático poderá oferecer alternativas para que a Jurema Sagrada seja pauta, servindo de suporte para uma construção de saberes plural e politizada, além de representar a identidade, cultura e fé dos adeptos nordestinos dessa fé.
Descrição: SOUZA, A. D. dos S. Relatório técnico de produto midiático: Revista Catimbó. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26772
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan David dos Santos Souza.pdfPDF - Alan David dos Santos Souza.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf176.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.