Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26783
Título: Traumas corporais e bucomaxilofaciais por agressão a mulheres
Autor(es): Oliveira, Elbert Maxuel Pereira de
Palavras-chave: Traumatismos faciais
Violência contra a mulher
Odontologia legal
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil de violência interpessoal contra as mulheres no município de Campina Grande-PB. Tratou-se de um estudo transversal e exploratório realizado a partir de 365 laudos médico-legais de mulheres vítimas de violência atendidas em um Instituto de Medicina Legal e Odontologia Forense no nordeste do Brasil, no período compreendido entre janeiro a dezembro de 2018. As variáveis investigadas foram relacionadas aos dados sociodemográficos das vítimas, às circunstâncias da agressão e aos tipos de trauma. Foi realizado uma análise estatística descritiva objetivando caracterizar a amostra. A maioria das vítimas apresentaram idade entre 30 a 59 anos (49,04%), casada ou com união estável (56,16%) e eram empregadas ou autônomas (56,43%). Em relação às circunstâncias das agressões, a maioria dos casos de violência foi praticada por companheiro (64,38%) utilizando agressões nuas (85,02%), os casos aconteceram no período noturno (56,16%) e durante os dias úteis da semana (53,69%) ocorrências. Em relação às características dos traumas maioria ocorreram em tecido mole (98,35%), com relação à região do corpo acometido, os membros superiores foram os que mais apresentam traumas (40,48%), seguidos de cabeça (27,50%) e membros inferiores (17,47%). A região da face mais afetada foi o terço médio (45,07%). O presente estudo, permitiu observar um perfil da violência intrafamiliar e comunitária contra a mulher de acordo com as características sociodemográficas das vítimas, as circunstâncias das agressões e características dos traumas. Dessa forma, as vítimas são, na maioria dos casos, adultas que estão casadas ou com união estável com o agressor e apresentam alguma fonte de renda. As agressões ocorrem predominantemente no período da noite e em dias úteis da semana e as lesões são, em sua maioria, provocadas por agressões nuas, resultando no maior acometimento de tecidos moles das regiões de membros superiores e face, com ênfase no terço médio.
Descrição: OLIVEIRA, Elbert Maxuel Pereira de. Traumas corporais e bucomaxilofaciais por agressão a mulheres. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26783
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elbert Maxuel Pereira de OliveiraPDF - Elbert Maxuel Pereira de Oliveira606.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito222.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.