Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26818
Título: O rádio-escuta enquanto ferramenta de produção jornalística de portais de notícia
Autor(es): Almeida, Mateus Pereira de
Palavras-chave: Webjornalismo
Rádio-escuta
Panorâmica FM
Paraibaonline
Data do documento: 28-Mar-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Compreender o rádio-escuta enquanto ferramenta de produção de conteúdo de portais de notícia e, em especial, o Paraibaonline, site de Campina Grande/PB, foi o ponto inicial deste trabalho. O estudo de caso analisou algumas sonoras repercutidas no programa Panorâmica Livre, da Rádio Panorâmica FM, e também matérias publicadas no site em questão, no sentido de realizar um paralelo que, por meio de uma abordagem qualitativa, justifica o tema proposto. A análise levou em consideração os conteúdos documentais, resgatados entre outubro e novembro de 2021, contendo sonoras do radiojornal, posteriormente transcritas, e as matérias do portal. O contexto do rádio em Campina Grande também foi exposto e analisado, além da descrição do processo de rádio-escuta que é, justamente a nomenclatura dada pela empresa responsável pelo Paraibaonline a uma mini redação fixa que produz matérias através de sonoras previamente repercutidas. Estudos sobre webjornalismo e jornalismo de portal também precisaram ser dispostos na pesquisa, visando pontuar diferenças entre os textos de cada veículo de comunicação citado. Com o estudo foi possível expor de forma descritiva o contexto proposto no tema “o rádio-escuta enquanto ferramenta de produção”, uma vez que, o conteúdo analisado reforçou o funcionamento da rotina produtiva ainda em atividade.
Descrição: ALMEIDA, M. P. de. O rádio-escuta enquanto ferramenta de produção jornalística de portais de notícia. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26818
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito351.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Mateus Pereira de Almeida.pdfPDF - Mateus Pereira de Almeida1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.