Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26836
Título: Mídia e Religião: Jornal O São Paulo e sua presença na esfera pública
Autor(es): Gonçalves, Thiago Albuquerque
Palavras-chave: Mídia
Esfera pública
Religião católica
Comunicação religiosa
Data do documento: 25-Mar-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O artigo busca através do jornal O São Paulo analisar a presença da Igreja Católica na esfera pública, partindo inicialmente dos estudos do filósofo e sociólogo alemão, Jürgen Habermas sobre a esfera, e o uso da comunicação como porta voz para temas significativos neste espaço. Habermas e outros autores trazem aporte teórico para analisar o uso da comunicação religiosa como canal que também colabore como instrumento em defesa das causas de toda a sociedade em um mundo pós-secular. A pesquisa é de abordagem qualitativa é caracterizada por sua metodologia descritiva, contando, também, com autores que contribuem com os estudos sobre mídia e religião e as diversas formas de propagação da comunicação religiosa, assim como o espaço para pautas gerais de interesse público. Em resultado, pôde-se concluir que a comunicação religiosa avançou e abriu espaço para temáticas além das pautas religiosas, buscando possibilidades de contribuir com políticas públicas, bem como possibilidades de diálogos para reforçar os deveres do estado e as necessidades da sociedade.
Descrição: GONÇALVES, T. A. Mídia e religião: Jornal O São Paulo e sua presença na esfera pública. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26836
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Albuquerque Gonçalves.pdfPDF - Thiago Albuquerque Gonçalves1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito77.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.