Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26891
Título: | Concepções de professores/as da educação básica sobre o uso de sequências didáticas em educação biológica |
Autor(es): | Oliveira, Larissa Kênia Silva |
Palavras-chave: | Sequência Didática Metodologia ativa Ensino-Aprendizagem Educação Biológica |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Resumo: | A metodologia ativa de Sequência Didática (SD), caracteriza-se como um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas, articuladas em torno de objetivos e modalidades pedagógicas. Essa estratégia, favorece o processo de ensino e aprendizagem pelas ações de planejamento, aplicação e avaliação dos conteúdos disciplinares em um viés construtivista e inovador. Nessa perspectiva, a presente pesquisa de natureza exploratória e descritiva, teve a finalidade de averiguar a compreensão de educadores/as sobre a SD e sua contribuição na apropriação do saber. Estruturamos 16 (dezesseis) questões em um formulário semiaberto na plataforma Google formulários para realizar o levantamento dos dados referentes ao objeto de estudo. Os dados foram organizados em representação gráfica, com cálculo de porcentagem das questões de múltipla escolha, agrupamentos com percentuais individualizados e categorização do discurso aberto por meio de uma análise de conteúdo, embasada pelo o aporte teórico da Bardin (2011). Os dados evidenciaram que os/as docentes/as apresentam um entendimento prévio sobre a SD, reconhecendo a ferramenta como um elemento valoroso de organização e delimitação dos conteúdos e temáticas previstas no currículo das séries, bem como expressaram as limitações em relação aos fundamentos e princípios de Sequência Didática no que tange a consulta de referenciais teóricos/metodológicos, diversificação de recursos didáticos e instrumentos avaliativos. Em conclusão, verificamos a existência de desafios no contexto educacional que dificultam a implementação e avanço da SD, enquanto subsídio de apoio docente e meio de facilitação dos conceitos, processos e atitudes dos/das educandos/as durante a sua formação básica. |
Descrição: | OLIVEIRA, Larissa Kênia Silva. Concepções de professores/as da educação básica sobre o uso de sequências didáticas em educação biológica. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26891 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Kênia Silva Oliveira.pdf | PDF - Larissa Kênia Silva Oliveira | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito .pdf | PDF - Termo de Depósito | 172.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.