Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Andreia Araújo Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-05-25T13:04:21Z-
dc.date.available2022-05-25T13:04:21Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26899-
dc.descriptionLIRA, A. A. C. O perfil identitário dos professores de língua portuguesa, de uma escola da cidade de Juripiranga/PB: uma análise a partir da utilização dos métodos utilizados em sala de aula. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPartindo dos estudos contemporâneos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), sobretudo ouvindo as vozes do sul, no nosso caso, de professores que já atuam há certo tempo na educação básica, neste artigo, analisamos a metodologia adotada por três docentes de Língua Portuguesa, que ministram aulas em turmas de ensino fundamental II e Médio, de uma escola pública, na cidade de Juripiranga/PB, comparando o que eles dizem e o eles fazem no seu dia-a-dia profissional, em sala de aula. Para isso, apresentamos como objetivo geral de estudo: identificar o perfil identitário de professores de Língua Portuguesa, de uma escola pública, da cidade de Juripiranga/PB; e, como objetivos específicos: investigar o dizer de cada um desses colaboradores sobre os métodos utilizados em sala de aula; e analisar as metáforas do comportamento humano, utilizadas por esses professores, em suas aulas, na educação básica. Baseados na pesquisa do tipo qualitativo-interpretativista (OLIVEIRA, 2007), coletamos os dados a partir das respostas de um questionário, cujos resultados permitiram traçarmos seus perfis identitários, constatando que a forma como eles atuam em sala de aula diverge de como eles dizem que atuam, seguindo ainda práticas muito reprodutoras de conhecimento. Para chegarmos a esse e a outros resultados, fizemos um estudo teórico do perfil do professor, tomando por base Geraldi (2010), além de pesquisarmos sobre as práticas em sala de aula (ANTUNES, 2003) e as metáforas do comportamento humano, citadas por Alves (2010), que auxiliaram nesse perfil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant´anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPerfil Identitáriopt_BR
dc.subjectMetáforas do comportamento humanopt_BR
dc.titleO perfil identitário dos professores de língua portuguesa, de uma escola da cidade de Juripiranga/PB: uma análise a partir da utilização dos métodos utilizados em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de aceite de Andreia A. C. L.. pdf.pdfPDF - Termo de Deposito121.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
T.C.C. de ANDREIA A. C. L. REVISADO. pdf.pdfPDF - Andreia Araújo Cavalcante de Lira430.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.