Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Aldair Luiz Soares de-
dc.date.accessioned2022-05-25T20:30:20Z-
dc.date.available2022-05-25T20:30:20Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.other530.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26908-
dc.descriptionSOUZA, Aldair Luiz Soares de. Os efeitos da pandemia para o ensino de física: um estudo investigativo realizado com professores. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a escolha dessa temática se deu mediada pelas situações que foram observadas desde o início da pandemia com amplo período em casa, sem nenhum tipo de contato acadêmico, onde já foi possível perceber que iríamos ter consideráveis consequências para os professores e alunos em todas as esferas estudantis, pesquisa-se sobre os efeitos da pandemia para o Ensino de Física, a fim de identificar e listar as adversidades que surgiram para o ensino de Física em formato de ensino no modelo atual (remoto), como também considerar e apontar quando houver sugestões de ferramentas para a utilização nesse modelo de ensino. Para tanto, é necessário apresentar trabalhos potenciais para Ensino de Física, que possam se encaixar no contexto desta pesquisa, para que possam ajudar no ‘fazer’ do professor, investigar os obstáculos que os professores e alunos enfrentaram, frente ao processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia e apresentar como se comportaram as relações pessoais professor-aluno, professor-diretor e aluno-família, mostrando o que foi feito para minimizar os impactos causados pelo trabalho não presencial. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa com uso de uma entrevista. Diante disso, verifica-se que foi possível encontrar trabalhos que puderam se encaixar no contexto desta pesquisa, capazes de ajudar no ‘fazer’ do professor, as práticas remotas realizadas em tempos de pandemia, potencializaram a centralidade de ensino no professor e no conteúdo e foi observado que o ambiente de casa não propiciou tanta facilidade para adaptação dos alunos, em conformidade com o que analisado faltou compreensão da família para entender e respeitar a figura do “aluno-remoto”, o que impõe a constatação de que os resultados apontam para uma defasagem na aprendizagem dos alunos e a identificação das dificuldades enfrentadas por alunos e professores, contribuindo para melhorias em um planejamento do que pode ser adotado (e não adotado) como referência para o ensino remoto.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Thiago da Silva Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectImpacto da pandemiapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleOs efeitos da pandemia para o Ensino de Física: um estudo investigativo realizado com professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldair Luiz Soares de Souza.pdfPDF - Aldair Luiz Soares de Souza1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.