Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26908
Título: | Os efeitos da pandemia para o Ensino de Física: um estudo investigativo realizado com professores |
Autor(es): | Souza, Aldair Luiz Soares de |
Palavras-chave: | Ensino de Física Impacto da pandemia Física |
Data do documento: | 25-Mar-2022 |
Resumo: | Tendo em vista a escolha dessa temática se deu mediada pelas situações que foram observadas desde o início da pandemia com amplo período em casa, sem nenhum tipo de contato acadêmico, onde já foi possível perceber que iríamos ter consideráveis consequências para os professores e alunos em todas as esferas estudantis, pesquisa-se sobre os efeitos da pandemia para o Ensino de Física, a fim de identificar e listar as adversidades que surgiram para o ensino de Física em formato de ensino no modelo atual (remoto), como também considerar e apontar quando houver sugestões de ferramentas para a utilização nesse modelo de ensino. Para tanto, é necessário apresentar trabalhos potenciais para Ensino de Física, que possam se encaixar no contexto desta pesquisa, para que possam ajudar no ‘fazer’ do professor, investigar os obstáculos que os professores e alunos enfrentaram, frente ao processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia e apresentar como se comportaram as relações pessoais professor-aluno, professor-diretor e aluno-família, mostrando o que foi feito para minimizar os impactos causados pelo trabalho não presencial. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa com uso de uma entrevista. Diante disso, verifica-se que foi possível encontrar trabalhos que puderam se encaixar no contexto desta pesquisa, capazes de ajudar no ‘fazer’ do professor, as práticas remotas realizadas em tempos de pandemia, potencializaram a centralidade de ensino no professor e no conteúdo e foi observado que o ambiente de casa não propiciou tanta facilidade para adaptação dos alunos, em conformidade com o que analisado faltou compreensão da família para entender e respeitar a figura do “aluno-remoto”, o que impõe a constatação de que os resultados apontam para uma defasagem na aprendizagem dos alunos e a identificação das dificuldades enfrentadas por alunos e professores, contribuindo para melhorias em um planejamento do que pode ser adotado (e não adotado) como referência para o ensino remoto. |
Descrição: | SOUZA, Aldair Luiz Soares de. Os efeitos da pandemia para o ensino de física: um estudo investigativo realizado com professores. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26908 |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aldair Luiz Soares de Souza.pdf | PDF - Aldair Luiz Soares de Souza | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.