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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26916
Título: | Contribuições de Vygotsky para o ensino-aprendizagem de Geografia em turmas com discentes com deficiência intelectual: um estudo de caso na Escola José Tomaz de Aquino - Cuitegi/PB |
Autor(es): | Barbosa, Maria Polyana Pereira |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Teoria histórico-cultural Geografia |
Data do documento: | 25-Mai-2021 |
Resumo: | O referido trabalho apresenta relatos da vivência no espaço escolar em uma perspectiva inclusiva e a aplicação de atividades lúdicas nas aulas de Geografia em uma turma com alunas com Deficiência Intelectual (DI), que segundo a OMS, é uma capacidade significativamente reduzida de compreender informações novas ou complexas e de aprender e aplicar novas habilidades (inteligência prejudicada). Como base foi utilizada a teoria histórico-cultural de Vygotsky, que afirma sobre a possibilidade de qualquer ser humano desenvolver-se a partir de estímulos socioculturais. O principal objetivo desse trabalho foi compreender como as atividades lúdicas no ensino de Geografia podem auxiliar na inclusão em sala de aula, com dois objetivos específicos: analisar o cotidiano escolar em uma perspectiva inclusiva e realizar atividades lúdicas com o intuito de influenciar a participação das alunas com DI. Tivemos como base para a fundamentação teórica desse trabalho alguns autores e autoras como Alles (2019), Castro (2015), Cavalcanti (2005, 2011), Silva (2010), Silva Neto (2018) e Vygotsky (2002, 2007, 2011). A pesquisa foi realizada no ano de 2019 na Escola José Tomaz de Aquino - Cuitegi/PB, intermediada pelo Programa Residência Pedagógica da CAPES. Na escola campo, foram aplicadas duas atividades lúdicas na turma do 9º ano B, onde duas adolescentes com DI estavam incluídas. Tais atividades foram o jogo da velha geográfico e uma adaptação da plataforma kahoot, onde se pôde observar a participação das alunas com DI e a interação que estas tiveram com a turma. A pesquisa foi realizada através de depoimentos que nos possibilitou concluir a eficiência das atividades aplicadas na disciplina de Geografia e perceber como acontece a educação inclusiva nesse espaço escolar e a importância da escola para a inclusão das pessoas. |
Descrição: | BARBOSA, M. P. P. Contribuições de Vygotsky para o ensino-aprendizagem de Geografia em turmas com discentes com deficiência intelectual: um estudo de caso na Escola José Tomaz de Aquino - Cuitegi/PB. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021 |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26916 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
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